Este mês, a operação chegou a 28 agências, sendo 14 em São Luís |
A Operação Paciência, realizada
pela Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon), para
fiscalizar a qualidade do atendimento ao consumidor em agências bancárias de
todo o estado, já aplicou cerca de R$ 400 mil em multas às instituições
financeiras entre janeiro e junho deste ano.
Este mês, a operação chegou a 28
agências, sendo 14 em São Luís, quatro em Estreito, seis em Santa Inês e mais
quatro em São José de Ribamar. Destas, 14 foram autuadas agencia de Chapadinha estará sendo fiscalizada sujeita a notificações caso constatado irregularidades.
Entre
as irregularidades mais comuns encontradas pelas equipes de fiscalização do
Procon estão: a demora na fila de espera, falta de distribuição de senhas,
redução do número de caixas para atendimento, consumidores esperando do lado de
fora da agência, banheiro único para homens, mulheres e pessoas com
deficiências físicas; falta de divisórias que separam o consumidor atendido no
caixa dos demais e ausência do painel de senha e da porta giratória e de
assentos para clientes aguardarem o atendimento.
De
acordo com o diretor-geral do órgão, Duarte Júnior, ao montante de R$ 400 mil
ainda se somarão novas multas cujos processos estão em fase de conclusão.
“Vamos continuar fiscalizando em prol da humanização do atendimento bancário e
para garantir respeito aos direitos dos consumidores”, afirmou. Duarte Júnior
disse ainda que serão aplicadas todas as sanções previstas em lei para garantir
a melhoria e expansão dos serviços.
O
trabalho segue um cronograma iniciado em janeiro e se estende a todas as
Regiões do Estado. Já foram fiscalizados 37 bancos em São Luís, dois em Paço do
Lumiar, sete em Bacabal, seis em Timon, cinco em Codó, seis em Caxias, quatro
em Estreito, cinco em Açailândia, três em Imperatriz, três em Itapecuru-Mirim,
quatro em Pinheiro, seis em Santa Inês e quatro em São José de Ribamar.
Em
alguns municípios a fiscalização já ocorreu mais de uma vez em todas as
agências, a exemplo de Santa Inês, Estreito e São José de Ribamar.
Diálogo
Desde
maio, gestores do Procon discutem com as representantes das instituições
bancárias soluções para as principais reclamações dos consumidores. A
iniciativa garantiu a construção de agências novas nos municípios de Codó e
Buriticupu.
Os
representantes das instituições financeiras também deixaram a promessa de que
irão desenvolver melhorias baseadas no mapeamento apresentado pelo Procon para
agilizar o atendimento e evitar filas; além da promessa de melhorar a
infraestrutura, a exemplo da disponibilização de água e banheiros nas agências;
e de fornecer orientação ao cliente, de forma clara, de quais serviços podem
ser realizados nos caixas eletrônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:
01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google
Agradecemos a compreensão de todos. blog:190barrapesada.blogspot.com