13 de fevereiro de 2016

AGENTES PENITENCIÁRIOS REALIZARAM OPERAÇÃO PREVENTIVA DURANTE O CARNAVAL EM TODOS OS PRESÍDIOS DO ESTADO

CARNAVAL COM MAIS PREVENÇÃO EM TODOS OS PRESÍDIOS DO ESTADO "SISTEMA PENITENCIÁRIO MARANHÃO" CARNAVAL 2016 

Grupo Especial de Operações Penitenciária (Geop)
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) realizou, durante todo o período de carnaval, operação de segurança preventiva em todas as unidades prisionais do estado. Foram feitas revistas gerais extras nas celas dos 35 estabelecimentos penais de todo o estado, onde foram apreendidos celulares, chips e chuços em algumas dessas unidades.                                         

Para realizar a operação foram mobilizados 12 homens do Grupo Especial de Operações Penitenciária (Geop), 70 agentes penitenciários temporários (APT’s), além de auxiliares de 140 agentes em formação e mais 40 auxiliares penitenciários que atuaram com intuito de garantir a guarda, ordem, vigilância, disciplina e segurança dentro das unidades carcerárias.
Os primeiros estabelecimentos penais escolhidos para o início da operação foram os que compõem o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde foram distribuídos 110 agentes penitenciários para reforçar o esquema de segurança. Durante a operação duas viaturas foram mantidas em regime de plantão em frente ao Complexo de Pedrinhas.
Procedimento de revista realizada no interior das unidades 
Nos estabelecimentos penais do interior, os agentes inspecionaram os procedimentos de segurança e complementaram as revistas de praxe, seguindo a Normatização Interna Penitenciária da Sejap. “Essa padronização das normas já coíbe a prática de delitos nos presídios, e com o reforço da operação conseguimos nos antecipar a possíveis ocorrências”, explicou o secretário Murilo Andrade de Oliveira.
    PROCEDIMENTOS    
Durante a operação, os agentes reforçaram os procedimentos de segurança nas unidades prisionais. As técnicas de segurança contemplam desde a retirada do preso das celas, passando pela permanência dele no ‘banho de sol’ até o retorno para os pavilhões, com práticas corretas de algemação e de revista rigorosa nos custodiados.

“A operação foi coordenada pela Secretaria Adjunta de Segurança Penitenciária (Sasp) e executada pela Superintendência de Segurança Prisional da Sejap. É um trabalho preventivo, adotado desde 2015, e intensificado nos últimos meses com a normatização. O resultado disso é a redução progressiva que temos apresentados nos índices de mortes e fugas”, afirmou o secretário Murilo Andrade de Oliveira.


Fonte - Sejap / Edição - Barra Pesada / Imagens Clayton Monteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Agradecemos a compreensão de todos. blog:190barrapesada.blogspot.com