29 de maio de 2015

MORADORES E COMERCIANTES DO BAIRRO AREAL RECLAMAM DO LIXO E CULPA A DESORGANIZAÇÃO DA PREFEITURA DE CHAPADINHA-MA

Moradores e comerciantes reclamam da desorganização da prefeitura. na coleta do lixo e na limpeza da cidade.

Imagens do Local
Moradores e comerciantes do Bairro Areal, precisamente da Av. Agostinho Ribeiro frente ao posto DELTA só tem a agradecer a prefeitura. Pela obra da praça e polo de exercício feito naquele local.

Imagens do Local
Onde trouxe benéfico pra alguns e problemas pra muitos os comerciantes reclamam do lixo que vem se acumulando na calçada central da avenida atrapalhando a passagens de pedestres trazendo mal cheiro aos comércios.

Imagens do Local
Imagens do Local
Membros da Igreja Assembleia de Deus, situada no local disseram a redação do blog. Barra Pesada que logo após a construção da praça a prefeitura recolheu uma lata onde era colocado do lixo vindo então a ser colocado no calçada central.

Populares pedem providencias o mais rápido possível, para que essa situação se resolva. 



Redação: Blog Barra Pesada



SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DESMENTE BOATOS EM REDE SOCIAL SOBRE DESARMAMENTO DE POLICIAIS DE FOLGA.

Secretário Jefferson Portela.
O secretário estadual Jefferson Portela condenou o boato nas redes sociais de que a cúpula da segurança no Maranhão iria desarmar policiais de folga no Maranhão. O chefe da segurança pública no Maranhão repudiou a “notícia” e afirma que soube da tal medida justamente nas redes sociais. “Eu fui vítima de ataques nas redes sociais por uma medida que eu soube pela internet. Algum ‘telepata’ deve ter achado que leu a minha mente ou de alguém da cúpula da segurança. Garanto que não existe nenhuma discussão a esse respeito e eu nunca sequer citei isso. Não existe”.


Portela afirmou que o governo irá anunciar um grande investimento em armamento para os policiais nos ´próximos dias. “Como um governo que está investindo em mais armamento pode ser a favor do desarmamento dos policiais? É um contrassenso”, pontuou. Vários policiais criticaram a tal medida nas redes sociais sem sequer haver qualquer indício ou confirmação da SSP. Agora, com o posicionamento oficial do chefe da segurança pública de que não existe.

CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DE NÃO REAGIR A ASSALTOS.


PRECAUÇÃO – Conheça as formas de não reagir ao assalto com Jorge Lordello, especialista em segurança pública e privada, Formado em Direito e delegado no Estado de São Paulo por mais de duas décadas, Jorge Lordello, também conhecido como “Dr. Segurança”, publica em livros e ensina em palestras como se prevenir de assaltos e a importância de não reagir.

Em diferentes oportunidades, as pessoas tomam conhecimento de que não devem reagir a assaltos. Por que mesmo assim a atitude ocorre?

Para você convencer alguém a mudar um hábito, tem que trazer estatística e mais informação do que dizer simplesmente “não reaja”. Lancei meu primeiro livro em 1999, chamado Como conviver com a violência, três anos antes desse livro, fiz uma pesquisa criminal intensa para entender a cabeça de vítimas e de marginais. Um dos meus focos foi a reação. Se você pegar os números de assaltos ocorridos, registrados ou não, e verificar o percentual de morte, vai ver que ele é muito pequeno, em torno de 0,08%. Ou seja, uma ínfima parcela das pessoas assaltadas são mortas. Isso mostra que o assaltante não quer matar, ele quer o bem material de alguém.

E por que acaba matando?
Há algumas questões que influenciam esse resultado. Primeiro, a vítima reage. Ou seja, 90% das pessoas que reagirem ao assalto à mão armada acabam levando um tiro, se vai morrer ou não é uma questão de destino ou sorte. O primeiro erro é da pessoa que quer reagir ao assaltante armado ou desarmado, porque às vezes é o comparsa que está dando cobertura que está armado. Segundo, são as vítimas que tentam fugir do crime. Por exemplo, o motociclista ou o motorista do carro que acelera para fugir do assalto, ou o pedestre que quer correr. Nesses casos, há uma tendência de o marginal fazer um disparo contra a vítima. Terceira questão: a vítima que realiza um movimento brusco e dá uma impressão ao marginal de que está reagindo. São posturas das vítimas que consideramos inadequadas durante um assalto. Há ainda, na pequena parcela de casos de morte, aquele marginal que não tem habilidade com arma de fogo e, sem intenção, faz o disparo da arma de fogo ou se sentem irritados com a vítima e acabam matando-a, que a menor das porcentagens.

A reação ao ser assaltado seria um instinto da pessoa de proteger o patrimônio e ou as pessoas?

Tem muita gente que está com o carro ou moto financiado, sem seguro, e que na hora do assalto pensa no patrimônio e não na vida. Ela só vê o dinheiro, não vê a integridade física. Tem também quem vê o parente sendo assaltado e quer defendê-lo. Só que a pessoa não entende que está colocando em risco muito maior os parentes e a própria vida.

COMO PREVENIR ASSALTOS

– Na rua: evite caminhar sozinho em lugares desertos e sem iluminação e procure não sair com joias ou objetos que possam chamar a atenção do assaltante. Carregue sempre a bolsa voltada para frente e, ao retornar para casa, observe se há alguma movimentação suspeita nas proximidades.
– No carro: mantenha os vidros fechados quando sair à noite ou parar em algum sinal. Não estacione em lugares desertos ou com pouca iluminação, prefira estacionamentos vigiados. Nunca deixe documentos, talões de cheque, cartões de crédito, dentro do carro. Mesmo que seja uma parada rápida, sempre feche o veículo ao estacionar.
– Em bancos e caixas eletrônicos: quando precisar de ajuda, dirija-se somente ao funcionário do banco. Em caso de saque, procure estar sempre acompanhado e coloque o dinheiro em vários bolsos. Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo e certifique-se de que não está sendo seguido ao entrar na agência.

COMO AGIR SE FOR ASSALTADO

– Mantenha-se calmo e fale mansamente: cabe à vítima amenizar a tensão da ação. Quanto mais calma estiver, mais terá condições de controlar a situação. O ladrão sempre está mais nervoso que a própria vítima, porque sabe que pode ser preso e até mesmo morrer. Ele tem medo de uma reação da vítima, de outra pessoa ou da chegada da polícia.
– Obedeça as ordens do ladrão e encurte o tempo do crime: quando se atende as ordens do criminoso, automaticamente se encurta o tempo do crime. Se começar a negociar a carteira, o computador por causa dos dados que tem dentro, prolonga-se o período em companhia do ladrão.
– Peça autorização para realizar qualquer movimento: se vai destravar o cinto, pegar a carteira, mexer na bolsa, por exemplo, pode dar a entender que está reagindo. Procure mostrar as mãos e comunicar ao ladrão o que vai fazer.

– Carregue mais dinheiro e menos cartões. Em um assalto, os criminosos querem dinheiro. Se você tiver apenas cartões de crédito tem grande chances de ser vítima de um sequestro-relâmpago. Se você tiver mais dinheiro e menos cartão, a tendência é que ele libere a vítima rapidamente.

POLÍCIA PRENDE EM FLAGRANTE ASSALTANTE DE CELULAR NO CENTRO DE CHAPADINHA


A polícia prendeu no dia 25 de maio, pela prática de roubo mediante emprego de arma branca, Leandro de Oliveira de Araújo, 20 anos. 

Por volta das 19h00min, no centro da cidade em Chapadinha-MA, uma senhora que não quis se identificar foi vítima de um assalto, em que Leandro de Oliveira de Araújo, juntamente com o menor de idade, armados com uma faca roubaram o celular da vítima.

Leandro de Oliveira de Araújo

A guarnição foi acionada, saiu de imediato em diligência, encontrando Leandro de Oliveira de Araújo e o menor de idade.

A polícia conseguiu recuperar o celular da vítima e localizaram a faca utilizada no assalto.


Todos os envolvidos e o material apreendido foram apresentados na Delegacia Regional de Chapadinha-MA. O menor fio entregue aos responsáveis e Leandro de Oliveira de Araújo foi autuado em flagrante e conduzido ao CDP / Chapadinha onde encontrasse custodiado.  

Fonte: 16º BPM / Comando
Edição: Blog Barra Pesada


RESUMO DA OPERAÇÃO LEI SECA REALIZADA NAS CIDADES DE CHAPADINHA-MA E BREJO-MA

Foi realizada no último final de semana, dos dias 21 a 24 de maio a Operação Lei Seca, nas cidades de Chapadinha-MA e Brejo-MA.

Ação educativa da Blitz policial em parceria com o 6º Ciretran
A Operação Lei Seca está sendo realizada em todo Estado do Maranhão, uma parceria do Detran-MA com a Polícia Militar, por meio da Companhia Militar Rodoviária Independente (CPRVd Ind.), com o apoio dos órgãos de  trânsito dos municípios onde a fiscalização acontece. 



A Operação Lei Seca tem como objetivo principal, preservar vidas, certo que a maioria dos acidentes de trânsito são provocados pela mistura perigosa entre álcool e direção. A Organização Mundial de Saúde constata que 80% dos acidentes estão relacionados à embriaguez ao volante.


teste do bafômetro
A operação também tem o intuito diminuir os crimes de trânsito, e também furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, dentre outros crimes.

Resumo geral da Operação Lei Seca nas cidades de Chapadinha-MA e Brejo-MA:

1-AIT's -Auto de Infração de Trânsito: 775;
2-Remoção de veículos: 505;

3-Principais Infrações:
a. Não habilitado: 437
b. Não licenciado: 122
c. Não  registrado: 19
d. Outros: 100

4-Alcoolemia: 12
a. Crime: 05
b. Infração: 04
c. Recusa: 03


5- Arma de fogo: 01 revólver cal. 22.





25 de maio de 2015

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA AFIRMA "SE ALGUÉM TIVER DE TOMBAR (MORRER) EM CONFRONTO COM A POLÍCIA ESSE ALGUÉM É O OUTRO LADO (OS BANDIDOS).

Jefferson Portela
(secretário de Segurança Pública)
MARANHÃO – O secretário de Segurança Pública, delegado Jefferson Portela, foi duro ao comentar sobre a insegurança no Estado, durante sua participação num debate com empresários na Associação Comercial do Maranhão. Taxativo, Portela disparou: “quando AR-15 começar a cantar, os bandidos vão saber que não poderão mais intimidar a população”.
O delegado falou ainda que, apesar das autoridades estarem trabalhando em conformidade com a lei, “se alguém tiver de tombar [morrer] em confrontos com a polícia, esse alguém vai ser do outro lado [os bandidos]”.

Fonte: Portal do Munim 
Edição: Blog Barra Pesada

BANDIDO OTÁRIO TENTA FURTA MOTO DE DENTRO DO FÓRUM DE URBANO SANTOS-MA E SE DÁ MAL

Policiais do 5º Pelotão de Urbano Santos no dia 24 de maio, prendeu em flagrante Odail Dutra da Silva. A guarnição formada composta pelo CB. Olivar, CB. Luis Neto sobre o comando do Sub Ten. Moreno.

Odail Dutra da Silva



Após denúncia anônima os Policiais Militares, tomaram conhecimento que havia um indivíduo no prédio do Fórum logo a guarnição saiu em diligência até o local.

Odail Dutra da Silva foi flagrado pela guarnição furtando motocicletas que estavam apreendidas no fórum. Já proveniente de uma outra situação  

Odail Dutra da Silva foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Urbano Santos-MA para as devidas providências.


Fonte: DPM / Urbano Santos-MA
Edição: Blog Barra Pesada


POLÍCIA PRENDE AGRESSOR NO BAIRRO AREAL EM CHAPADINHA E APREENDE MAIS UMA ARMA DE FOGO

Policiais do 16º BPM de Chapadinha prenderam no dia 23 de maio, por volta das 18h30min, no bairro Areal, Cláudio Gomes da Silva, 47 anos.

Cláudio Gomes da Silva 

O corpo da guarda do 16º BPM recebeu uma denúncia anônima de que Cláudio Gomes da Silva, encontrava-se armado de uma espingarda cartucheira cal 20, e ameaçava sua esposa e filhos.

De imediato a guarnição deslocou-se até o local, Cláudio Gomes da Silva ao perceber a chegada da polícia, tentou evadir-se do local pilotando uma motocicleta, sem êxito.

veiculo e arma apreendida 


Cláudio Gomes da Silva foi preso em flagrante e entregue juntamente com o material apreendido entregues na (DP) Delegacia Regional de Chapadinha-MA, 



Fonte: 16º BPM / Comando
Edição: Blog Barra Pesada