11 de dezembro de 2015

PROGRESSO DO SISTEMA PRISIONAL DO MARANHÃO É O DESTAQUE NO LANÇAMENTO DO PROGRAMA ‘Defensoria no Cárcere’

Os avanços no sistema penitenciário do Maranhão foram destaques, na quarta-feira (10), durante o lançamento oficial do programa ‘Defensoria no Cárcere’, preconizado pelo Ministério da Justiça. Na oportunidade, o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato De Vitto, reafirmou os esforços do Governo do Maranhão que trouxeram melhorias significativas para o sistema carcerário estadual em 2015. 

O evento se estende até esta sexta-feira (11), onde a programação ocorrerá no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, com um curso de capacitação aos defensores que atuam na execução penal. “No Maranhão, há mais de seis meses, que não temos nenhum registro de morte no Complexo de Pedrinhas, e isso é, com certeza, reflexo do empenho do Governo do Estado em melhorar, de forma significativa, o sistema prisional desse estado”, reiterou Renato De Vitto.
A subsecretária de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), Camila Neves, lembrou que a parceria com a Defensoria Pública Estadual do Maranhão (DPE-MA) tem sido importante para o desenvolvimento dos trabalhos. “A parceria com a Defensoria Pública tem sido essencial para o progresso desse trabalho. Sem dúvida, essa união de esforços têm resultado nas ações mais efetivas dentro do cárcere”, destacou a subsecretária.
Durante a cerimônia de lançamento do programa ‘Defensoria no Cárcere’ houve a apresentação de dois vocais formados por internos do sistema prisional. Os detentos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho d’Água cantaram, à capela, a música “É preciso saber viver”, dos Titãs. Em seguida, os custodiados do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas encerraram as apresentações cantando uma música gospel.
O ‘Defensoria no Cárcere’ é desenvolvido com o apoio da Defensoria Pública da União (DPU), do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), da Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep) e da Associação Nacional de Defensores Públicos Federais (Anadef).
“A proposta é intensificar o papel dos defensores no amparo aos direitos da população carcerária; além de alinhar os procedimentos de atendimento aos presos”, esclareceu a subsecretária da Sejap, Camila Neves.

Redação - Alan Jorge / Fotos - Clayton Monteles / Edição - Barra Pesada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Agradecemos a compreensão de todos. blog:190barrapesada.blogspot.com