13 de janeiro de 2016

POLÍCIA MILITAR FORMA TURMA QUE ATUARÁ NO COMBATE AOS ASSALTOS A INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS


Mais uma turma do Curso de Operações e Sobrevivência em Áreas Rurais (Cosar) foi formada para atuar no combate a ações criminosas em todo estado, como assaltos a bancos e explosões de caixas eletrônicos. A solenidade de formatura ocorreu, nesta terça-feira (12), no quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no Calhau, em São Luís.     

Os policiais que concluíram o Cosar receberam capacitação durante 40 dias. Ao todo 16 profissionais de segurança pública concluíram a capacitação, sendo 15 do Maranhão (14 policiais militares e um civil). Eles reforçarão as rondas ostensivas com base em mapeamento de demandas. Um policial militar do Piauí também participou do curso.
Esta é a segunda edição do Cosar. A primeira, realizada em abril de 2015, formou 22 policiais, sendo cinco do Piauí. “O Cosar faz parte de um projeto do Sistema de Segurança Pública do governo Flávio Dino com o objetivo de combater, de forma objetiva, clara e técnica os grupos criminosos que tem como modalidade de crime ações contra instituições financeiras em áreas rurais e urbanas”, afirmou comandante geral da PMMA, coronel Marco Antônio Alves.

O comandante geral destacou que o Governo do Estado está desenvolvendo diversas ações de inteligência que resultarão na identificação e prisão desses criminosos. Ele informou que ocorrerão outras duas turmas do Cosar este ano.

O coronel Marco Antônio Alves lembrou o projeto de criação de bases do Cosar em três pontos estratégicos do interior estado, nas regiões Tocantina e Baixada Maranhense e o terceiro no município de Presidente Dutra. Estes locais, informa o coronel, coincidem com os de instalação de bases do Centro Tático Aéreo do Maranhão (CTA). “Isso proporcionará suporte no enfrentamento e pronta resposta diante das intervenções de grupos criminosos”, garantiu o coronel Alves.
No período de aprendizado, os policiais receberam instrução de Operações Ribeiras, nas quais aprenderam a pilotar embarcações. Eles tiveram aulas de rapel e tirolesa, tiro tático, Combate de Ambiente Confinado (SQB), técnica de abordagem, tiro pessoal, ações antibomba, operações policiais especiais, invasões táticas com explosivos, primeiros socorros, patrulha e antiterrorismo. As aulas aconteceram nos municípios de Estreito, Carolina, Imperatriz e em São Luís.
“Um dos pontos trabalhados com mais ênfase, durante a capacitação, foi o de patrulha que envolve a perseguição de criminosos em área de selva. Os policiais tiveram acesso a técnicas de rastreamento, com base em análise de pegadas, fogueiras e vestígios”, explicou o comandante do Policiamento Especializado e coordenador do curso, coronel Frederico Pereira.

Novos armamentos

Aliado à qualificação, o Governo do estado tem investido na aquisição de armamento especial, recomposição de efetivo, entre outras ações a fim de barrar este tipo de prática criminosa. Estão sendo adquiridas mais 300 novas viaturas que vêm equipadas com a mais modernas tecnologias e 100 novas motocicletas.





Presentes a cerimônia de formatura, o diretor de Ensino da PMMA, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Porfírio Guerra, além de coronéis, familiares e praças da PMMA e representantes do Exército.

Fonte - Secretaria de Segurança MA / PMMA / Edição - Barra Pesada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Agradecemos a compreensão de todos. blog:190barrapesada.blogspot.com